Autoavaliação do Programa
A Política de Autoavaliação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) foi desenvolvida em conformidade com as diretrizes da CAPES e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFSCar. O objetivo principal é monitorar e aprimorar continuamente a qualidade do programa, considerando aspectos formativos, científicos e de impacto social.
Para isso, foram estabelecidas ações como a criação de uma comissão de Autoavaliação, a definição de um questionário aplicado a docentes e discentes, e a implementação de um banco de dados para registrar e analisar as informações coletadas. A avaliação, contempla três dimensões principais, alinhadas com a Ficha de Área da CAPES (Área 02: Ciência da Computação), sendo elas: (1) Programa: Estrutura Curricular, Linhas de Pesquisa, Gestão, Infraestrutura e Corpo Docente; (2) Formação: Teses e Dissertações, Publicações, Egressos e Estímulo à Pesquisa; e (3) Impacto na Sociedade: Internacionalização, Produção Inovadora, Contribuição dos Egressos e Divulgação.
A Autoavaliação é conduzida por uma comissão específica, que realiza reuniões periódicas e aplica questionários anônimos para coletar feedback. Os dados são analisados e discutidos, gerando relatórios que apontam pontos fortes, fragilidades e sugestões de melhoria. Esse processo é contínuo e está alinhado com a Avaliação Institucional da UFSCar, garantindo a integração com a estratégia geral da universidade, especialmente nos eixos de planejamento, políticas acadêmicas, gestão e infraestrutura. Além disso, foi aprovada pelo conselho do PPGCC uma política oficial de autoavaliação, que passou a constar como norma oficial do programa para regulamentar o processo. A norma contempla os seguintes pontos principais:
- Objetivos da Autoavaliação
- Estrutura e Operacionalização
- Processo de Autoavaliação
- Comissão de Autoavaliação
- Coleta e Análise de Dados
- Uso e Divulgação dos Resultados
- Meta-Avaliação e Revisões
A Comissão de Autoavaliação (CAA), estabelecida no quadriênio 2021-2024 e atualmente vigente, é formada pelos seguintes docentes:
- Fabiano Ferrari (Vice-Coordenador do PPGCC)
- Daniel Lucrédio (docente permanente)
- Priscila Saito (docente permante)
A CAA estabeleceu um Plano de Autoavaliação (PAA) do PPGCC, o qual foi totalmente redesenhado para o quadriênio 2021-2024. O plano passou a ser organizado seguindo-se a abordagem GQM (do inglês, Goal-Question-Metric), que foi proposta por Victor Basili, da Universidade de Maryland para a condução de estudos de avaliação empírica da área de Engenharia de Software, sendo bastante conhecida na comunidade. A abordagem GQM requer (1) a definição de um objetivo a ser alcançado; (2) questões que, quando respondidas, ajudam no cumprimento do objetivo; e (3) métricas que subsidiam a análise de resultados e a síntese de respostas para as questões.
No caso da autoavaliação do PPGCC, estruturou-se um plano GQM que se alinha à Ficha de Área da CAPES. Como objetivo geral, definiu-se “Realizar a Autoavaliação do PPGCC-UFSCar”. O objetivo geral foi subdvidido em três objetivos específicos para refletir os três eixos da Ficha de Área, sendo eles: ”Avaliar o Programa”, “Avaliar a Formação”, e “Avaliar o Impacto na Sociedade”. Cada objetivo específico foi desmembrado em subobjetivos, os quais correspondem aos subitens dos eixos da Ficha de Área. Para cada subobjetivo definiu-se um conjuntos de questões, e para cada questão definiram-se indicadores (análogos às métricas da abordagem GQM) que, quando coletados, subsidiam a análise de resultados e a síntese de respostas às questões. Nota-se que um indicador pode subsidiar a análise e a resposta para mais de uma questão.
A estrutura esquemática e visões de planilha que incorpora o plano completo de autoavaliação estão disponíveis no documento listado a seguir, o qual está disponível para download. O documento também inclui os resultados gerais da autoavaliação para o quadriênio 2021-2024, assim como os resultados detalhados com respeito a cada um dos mais de 80 indicadores que foram definidos para avaliar os três eixos (Programa, Formação, e Impacto na Sociedade).
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