Autoavaliação do Programa

A proposta da Política de Autoavaliação do PPGCC foi criada em consonância com as diretrizes da Área de Ciência da Computação da CAPES e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (ProPG) da UFSCar. Para alcançar com êxito o que se propõe, os objetivos específicos que norteiam a operacionalização do processo são:

  1. Instituir uma comissão de Autoavaliação para coordenar o processo com representações dos segmentos (docente, discente, gestão e técnico-administrativo);
  2. Elaborar a proposta e os instrumentos de Autoavaliação;
  3. Discutir com os diversos segmentos a proposta de Autoavaliação;
  4. Sensibilizar a comunidade acadêmica sobre a importância do envolvimento de todos no processo;
  5. Constituir um banco de dados contendo o registro das informações coletadas;
  6. Coletar opiniões dos docentes, discentes, gestores e técnicos-administrativos sobre as ações desenvolvidas no Programa/Curso;
  7. Analisar e discutir as opiniões e informações coletadas;
  8. Elaborar relatórios que contemplem os pontos fortes e fracos, e sugestões para melhorias do Programa/Curso;
  9. Promover espaços de discussão com a comunidade acadêmica;
  10. Implementar a Autoavaliação, enquanto processo permanente, que será retroalimentada anualmente; e
  11. Promover o acompanhamento dos egressos, por meio da criação de um portal de egressos e busca em redes sociais, e possibilitar a avaliação do programa pelos egressos.

O processo de autoavaliação utilizado pelo PPGCC segue as recomendações propostas no Relatório Final elaborado pelo GT de Autoavaliação dos Programas de Pós-Graduação – CAPES – Portaria 149/2018, a saber:

  1. O monitoramento da qualidade do programa, seu processo formativo, produção de conhecimento, atuação e impactos político, educacional, econômico e social;
  2. O foco na formação discente pós-graduada na perspectiva da inserção social e/ou científica e/ou tecnológica e/ou profissional, presencial e/ou à distância do programa.

Dimensões a serem avaliadas

  1. Programa
    1. Estrutura Curricular
    2. Linhas de Pesquisa
    3. Gestão
    4. Projetos de Pesquisa
    5. Infraestrutura
    6. Perfil do Corpo Docente
  2. Formação
    1. Teses e Dissertações
    2. Egressos
    3. Publicações
    4. Orientações
    5. Estímulo a Atividades de Pesquisa
  3. Inserção Social
    1. Internacionalização
    2. Caráter Inovador da Produção Intelectual
    3. Contribuição do Egresso
    4. Parcerias de Pesquisa
    5. Visibilidade e Divulgação
    6. Inserção local, regional e nacional

    O Processo de Autoavaliação

    No último ano do quadriênio 2017-2020, o PPGCC criou uma comissão para institucionalizar a realização do Processo de Autoavaliação do programa. A política de autoavaliação já havia sido regulamentada em Norma Complementar no ano anterior. Essa Norma Complementar foi apresentada em detalhes no relatório do ano de 2019.

    A Comissão de Autoavaliação do PPGCC é composta pelos docentes: 

    1. Prof. Dr. Ricardo Cerri
    2. Profa. Dra. Heloísa de Arruda Camargo
    3. Prof. Dr. Hélio Crestana Guardia
    4. Prof. Dr. César Henrique Comin
    5. Prof. Dr. Paulo Matias
    6. Doutorando Joel David Costa Júnior

    Para instaurar a autoavaliação, a comissão se reuniu quinzenalmente e, buscando um alinhamento com o Planejamento Estratégico do programa, definiu várias dimensões a serem avaliadas. Dentro dessas dimensões, diversas perguntas foram elaboradas, dando origem a um questionário completo que pudesse ser aplicado a discentes e docentes, de maneira que os mesmos avaliassem as dimensões definidas.

    Dois questionários foram confeccionados, para serem aplicados de maneira diferente e de forma anônima aos docentes e discentes. As dimensões do questionário foram definidas de acordo com a Ficha de Avaliação da CAPES (Ciência da Computação): Programa, Formação e Inserção Social.

    Dentro da dimensão Programa, os questionários contemplaram perguntas avaliativas sobre a Estrutura Curricular, Linhas de Pesquisa, Gestão, Projetos de Pesquisa, Infraestrutura e Perfil do Corpo Docente.

    Dentro da dimensão Formação, os questionários contemplaram perguntas avaliativas sobre Teses e Dissertações, Egressos, Publicações, Orientações e Estímulo a Atividades de Pesquisa.

    Dentro da dimensão Inserção Social, os questionários contemplaram perguntas avaliativas sobre Internacionalização, Caráter Inovador da Produção Intelectual, Contribuição do Egresso, Visibilidade e Divulgação e Inserção local, regional e nacional.

    A Autoavaliação do PPGCC está alinhada com a Avaliação Institucional da Universidade Federal de São Carlos, pois essa última contém eixos como o Planejamento Institucional, que engloba Internacionalização e Desenvolvimento de Programas de Pós-Graduação, o eixo de Políticas Acadêmicas, que engloba o aprimoramento das estruturas curriculares, atividades e produções científicas dos programas, além dos eixos de Gestão e Infraestrutura, quesitos também avaliados no questionário de autoavaliação do PPGCC.