Autoavaliação do Programa
A proposta da Política de Autoavaliação do PPGCC foi criada em consonância com as diretrizes da Área de Ciência da Computação da CAPES e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (ProPG) da UFSCar. Para alcançar com êxito o que se propõe, os objetivos específicos que norteiam a operacionalização do processo são:
- Instituir uma comissão de Autoavaliação para coordenar o processo com representações dos segmentos (docente, discente, gestão e técnico-administrativo);
- Elaborar a proposta e os instrumentos de Autoavaliação;
- Discutir com os diversos segmentos a proposta de Autoavaliação;
- Sensibilizar a comunidade acadêmica sobre a importância do envolvimento de todos no processo;
- Constituir um banco de dados contendo o registro das informações coletadas;
- Coletar opiniões dos docentes, discentes, gestores e técnicos-administrativos sobre as ações desenvolvidas no Programa/Curso;
- Analisar e discutir as opiniões e informações coletadas;
- Elaborar relatórios que contemplem os pontos fortes e fracos, e sugestões para melhorias do Programa/Curso;
- Promover espaços de discussão com a comunidade acadêmica;
- Implementar a Autoavaliação, enquanto processo permanente, que será retroalimentada anualmente; e
- Promover o acompanhamento dos egressos, por meio da criação de um portal de egressos e busca em redes sociais, e possibilitar a avaliação do programa pelos egressos.
O processo de autoavaliação utilizado pelo PPGCC segue as recomendações propostas no Relatório Final elaborado pelo GT de Autoavaliação dos Programas de Pós-Graduação – CAPES – Portaria 149/2018, a saber:
- O monitoramento da qualidade do programa, seu processo formativo, produção de conhecimento, atuação e impactos político, educacional, econômico e social;
- O foco na formação discente pós-graduada na perspectiva da inserção social e/ou científica e/ou tecnológica e/ou profissional, presencial e/ou à distância do programa.
Dimensões a serem avaliadas
- Programa
- Estrutura Curricular
- Linhas de Pesquisa
- Gestão
- Projetos de Pesquisa
- Infraestrutura
- Perfil do Corpo Docente
- Formação
- Teses e Dissertações
- Egressos
- Publicações
- Orientações
- Estímulo a Atividades de Pesquisa
- Inserção Social
- Internacionalização
- Caráter Inovador da Produção Intelectual
- Contribuição do Egresso
- Parcerias de Pesquisa
- Visibilidade e Divulgação
- Inserção local, regional e nacional
O Processo de Autoavaliação
No último ano do quadriênio 2017-2020, o PPGCC criou uma comissão para institucionalizar a realização do Processo de Autoavaliação do programa. A política de autoavaliação já havia sido regulamentada em Norma Complementar no ano anterior. Essa Norma Complementar foi apresentada em detalhes no relatório do ano de 2019.
A Comissão de Autoavaliação do PPGCC é composta pelos docentes:
- Prof. Dr. Ricardo Cerri
- Profa. Dra. Heloísa de Arruda Camargo
- Prof. Dr. Hélio Crestana Guardia
- Prof. Dr. César Henrique Comin
- Prof. Dr. Paulo Matias
- Doutorando Joel David Costa Júnior
Para instaurar a autoavaliação, a comissão se reuniu quinzenalmente e, buscando um alinhamento com o Planejamento Estratégico do programa, definiu várias dimensões a serem avaliadas. Dentro dessas dimensões, diversas perguntas foram elaboradas, dando origem a um questionário completo que pudesse ser aplicado a discentes e docentes, de maneira que os mesmos avaliassem as dimensões definidas.
Dois questionários foram confeccionados, para serem aplicados de maneira diferente e de forma anônima aos docentes e discentes. As dimensões do questionário foram definidas de acordo com a Ficha de Avaliação da CAPES (Ciência da Computação): Programa, Formação e Inserção Social.
Dentro da dimensão Programa, os questionários contemplaram perguntas avaliativas sobre a Estrutura Curricular, Linhas de Pesquisa, Gestão, Projetos de Pesquisa, Infraestrutura e Perfil do Corpo Docente.
Dentro da dimensão Formação, os questionários contemplaram perguntas avaliativas sobre Teses e Dissertações, Egressos, Publicações, Orientações e Estímulo a Atividades de Pesquisa.
Dentro da dimensão Inserção Social, os questionários contemplaram perguntas avaliativas sobre Internacionalização, Caráter Inovador da Produção Intelectual, Contribuição do Egresso, Visibilidade e Divulgação e Inserção local, regional e nacional.
A Autoavaliação do PPGCC está alinhada com a Avaliação Institucional da Universidade Federal de São Carlos, pois essa última contém eixos como o Planejamento Institucional, que engloba Internacionalização e Desenvolvimento de Programas de Pós-Graduação, o eixo de Políticas Acadêmicas, que engloba o aprimoramento das estruturas curriculares, atividades e produções científicas dos programas, além dos eixos de Gestão e Infraestrutura, quesitos também avaliados no questionário de autoavaliação do PPGCC.