CCO - 04.1.02 - Tópicos em Sistemas Distribuídos e Redes: Computação Ubíqua, Computação Pervasiva e Internet das Coisas

Total de horas de aulas de exercícios, seminários ou estudos dirigidos: 60

Os termos Computação Ubíqua, Computação Pervasiva e Internet das Coisas (IdC), muitas vezes utilizados como sinônimos, referem-se a ambientes saturados de dispositivos computacionais e redes de comunicação sem fio, que se integram naturalmente à atividade humana. Segundo Mark Weiser, o pai da Computação Ubíqua, “as mais profundas tecnologias são as que desaparecem”. Neste sentido, as Computações Ubíqua e Pervasiva e a IdC podem ser consideradas como o oposto da Realidade Virtual. Enquanto na segunda o usuário penetra no mundo virtual criado pelos computadores, nas primeiras é a computação que penetra no mundo físico do usuário, construindo a ponte que liga esses dois mundos. O principal objetivo desse curso, cuja metodologia de ensino-apendizagem é centrada em Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), é fomentar o interesse dos alunos pelas Computações Ubíqua/Pervasiva e pela IdC, através de um conjunto de Situações Problemas (SPs), que farão com que os alunos busquem informações e utilizem tecnologias Ubíquas/Pervasivas/IdC para resolver esses problemas.

• Computações Ubíqua e Pervasiva e IdC: definição, princípios e tecnologias.
  • Dispositivos Ubíquos/Pervasivos/IdC: acesso à informação, identificação, controle e entretenimento.
  • Software: linguagens de programação, sistemas operacionais, middleware e segurança.
  • Integração: protocolos na Internet, mobilidade na Internet, voz, serviços Web, conectividade e descoberta de serviços.
  • Infra-estrutura de Servidores: gateways, servidores de aplicação, portais na Internet, gerenciamento de dispositivos e sincronização.
  • Novos Serviços: lar, negócios, viagens e consumo.

1. S. K. Pani, M. Pandey (eds.). Internet of Things: Enabling Technologies, Security, and Social Implications. Springer-Verlag, ISBN-13: 978-9811586200, 2021.
  2. J. Krumm (ed.). Ubiquitous Computing Fundamentals. CRC Press, Taylor & Francis Group, ISBN-13: 978-1420093605, 2016.
  3. A. Malatras (ed). Pervasive Computing and Communications Design and Deployment: Technologies, Trends and Applications., Information Science Reference, ISBN-13: 978- 1609606114, 2011.

Bibliografia Complementar

1. U. Hansmann, L. Merk, M. S. Nicklous, T. Stober. Pervasive Computing. Second edition, Springer-Verlag, ISBN-10: 3540002189, 2003
  2. F. Stajano. Security for Ubiquitous Computing. John Wiley, ISBN-10: 0470844930, 2002.
  3. J. Burkhardt, H. Henn, S. Hepper, K. Rindtorff, T. Schaeck. Pervasive Computing: Technology and Architecture for Mobile. Addison Wesley, ISBN-10: 0201722151, 2001.