CCO - 229 - 12 - Tópicos em Engenharia de Software - Design e Avaliação de Interfaces de Usuário

Quantidade de créditos: 8
Total de horas de aulas teóricas: 60
Total de horas de aulas de exercícios, seminários ou estudos dirigidos : 60

Objetivo

Apresentar conceitos básicos da Interação Humano-Computador e de abordagens ao design de sistemas computacionais interativos. Apresentar métodos de avaliação de interfaces de usuários e orientar os alunos na aplicação de tais métodos. Discutir aspectos de interação com novas tecnologias. Levar o aluno a refletir sobre aspectos de pesquisa em Interação Humano-Computador.

Ementa

  • Conceitos básicos da Interação Humano-Computador
  • Abordagens ao design da interação com sistemas computacionais: modelos, métodos, guidelines, padrões 
  • Métodos de avaliação de interfaces de usuário
  • Aspectos de interação com novas tecnologias
  • Aspectos de pesquisa em Interação Humano-Computador

Bibliografia Principal

  1. Rogers, Y.; Sharp, H.; Preece, J. (2011) Interaction Design: Beyond Human-Computer Interaction 3rd Edition, John Wiley & Sons, Inc, 2011. ISBN 0-470-66576-9, 978-0-470-66576-3
  2. Dix, A.; Finlay, J.; Abowd, G.; Beale, R. (2003) Human-Computer Interaction. 3rd ed. Prentice Hall.
  3. Shneiderman, B.; Plaisant, C. (2009) Designing the User Interface: Strategies for Effective Human-Computer Interaction (5th Edition, pp. 672, ISBN 0-321-53735-1, March 2009), Reading, MA: Addison-Wesley Publishing Co.
  4. Jakob Nielsen & Robert L. Mack (Eds.) (1994) Usability Inspection Methods. New York: John Wiley & Sons. ISBN 0-471-01877-5.
  5. Rocha, H.; Baranauskas, M. (2003) Design e Avaliação de Interfaces Humano-Computador. São Paulo - Escola Computação: IME - USP, 2000. v.1. 242p. Disponível para download em: http://pan.nied.unicamp.br/publicacoes/livros.php?id=40&download=1 (link externo)
  6. Winograd, T. (1996) Bringing Design to Software. Reading, MA: Addison-Wesley.

Bibliografia Principal

  1. Barbosa, S.D.J.; Silva, B.S. (2010) Interação Humano-Computador. Série SBC, Editora Campus-Elsevier.
  2. de Souza, C.S. (2005) The Semiotic Engineering of Human-Computer Interaction. Cambridge, MA. The MIT Press. Jonathan Lazar (Ed.) (2007) Universal Usability: Designing Computer Interfaces for Diverse User Populations. John Wiley & Sons, 2007. ISBN 0-470-02727-4.
  3. Lazar, J. (Ed.) (2007) Universal Usability: Designing Computer Interfaces for Diverse User Populations. John Wiley & Sons, 2007. ISBN 0-470-02727-4.
  4. Lazar, J.; Feng, J. H.; Hockheiser, H. (2010) Research Methods in Human-Computer Interaction, Wiley, 2010. ISBN 0-470-72337-8, 978-0-470-72337-1.
  5. Liu, K. (2000) Semiotics in Information Systems Engineering. Cambridge University Press.
  6. Norman, D (2007) The Design of Future Things. New York: Basic Books. Norman, D (1988) The Psychology of Everyday Things. New York: Basic Books.
  7. Norman, D (1988) The Psychology of Everyday Things. New York: Basic Books.