CCO - 229 - 17 - Tópicos em Engenharia de Software - Métodos de Pesquisa em Interação Humano-Computador

Quantidade de créditos: 8
Total de horas de aulas teóricas: 60
Total de horas de aulas de exercícios, seminários ou estudos dirigidos : 60

Objetivo

Auxiliar os alunos a entender, aplicar, diferenciar e avaliar métodos de pesquisa em Interação Humano-Computador, visando o planejamento, a implementação e a avaliação de ações de pesquisa na área.

Ementa

• Histórico, conceitos básicos e etapas da pesquisa em Interação Humano-Computador
  • Pesquisa analítica e experimental em Interação Humano-Computador
  • Abordagens e métodos de pesquisa em Interação Humano-Computador: estudos etnográficos, estudos de caso, surveys, entrevistas e grupos focais, abordagens semio-participativas
  • Estratégias de coleta e análise de dados: coleta automática, semiautomática e manual; conceitos básicos das análises descritiva e inferencial
  • Testes de usabilidade, acessibilidade e de respostas emocionais
  • Questões éticas na pesquisa com humanos

Bibliografia Principal

1. Cairns, P. and Cox, A.L. (2008) Research Methods for Human-Computer Interaction. Cambridge University Press.
  2. Creswell, J. (1994) Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches. Sage Publications.
  3. Jacko, J. (org). (2012) Human Computer Interaction Handbook: Fundamentals, Evolving Technologies, and Emerging Applications, Third Edition (Human Factors and Ergonomics). CRC Press.
  4. Lazar, J., Feng, J. and Hochheiser (2010). Research Methods in Human-Computer Interaction. Wiley Press.
  5. Marshall, C. (1995) Designing Qualitative Research. Sage Publications.
  6. Sauro, J., Lewis, J. (2008) Quantifying the User Experience: Practical Statistics for User Research. Morgan Kaufmann.