CCO - 610 - Lógica para Computação

Total de horas de aulas de exercícios, seminários ou estudos dirigidos : 60

Fornecer ao aluno, formação lógica básica necessária à representação e à formalização do conhecimento e ao desenvolvimento de sistemas.

• Lógica proposicional
  • Lógica de primeira ordem
  • Raciocínio e programação lógica
  • Álgebra de Boole
  • Aplicações de lógica na computação

1. NICOLETTI, M.C. A Cartilha da Lógica. Série de Apontamentos, 2 ed.. São Carlos: EdUFSCar, 2009. 233 p.
  2. Curso Introduction to Logic de Stanford (https://class.coursera.org/intrologic-004).
  3. Levada, A. L. M. Fundamentos de lógica matemática. Coleção UAB-UFSCar, Sistemas de Informação. 2010, 170 p.
  4. GERSTING, J. L. Fundamentos Matemáticos para a Ciência da Computação: um tratamento moderno de matemática discreta. 5 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2004.
  5. NIENHUYS-CHENG, S. H.; WOOLF, H. Foundations of Inductive Logic Programming (LNAI 1228). Springer-Verlag, 1997.
  6. SILVA, F. S. C.; FINGER, M., MELO, A.C.V. Lógica para computação. Thomson, 2006.
  7. SOUZA, J. N. Lógica para ciência da computação. Elsevier, 2002.
  8. HUTH, M.; RYAN, M., Logic in Computer Science: Modelling and Reasoning about Systems, Cambridge University Press, 1999.