CCO - 724 - Aprendizado de Máquina

Total de horas de aulas de exercícios, seminários ou estudos dirigidos : 60

• Capacitar o aluno na implementação dos diferentes métodos de aprendizado de máquina;
  • Auxiliar na detecção de qual método é mais adequado para ser empregado na solução de um dado tipo de problema;
  • Motivar a prática com exemplos de casos.

• Conceitos básicos, histórico e notações. Paradigmas de aprendizado.
  • Caracterização e preparação dos dados.
  • Modelos preditivos (métodos baseados em distância, métodos probabilísticos, métodos baseados em otimização, métodos de
  • regressão).
  • Modelos descritivos (análise de agrupamentos e algoritmos). Redução de dimensionalidade.
  • Medidas de avaliação. Metodologia experimental.
  • Aplicações.
  • Tópicos recentes (estado-da-arte) na literatura.

1. K. Faceli, A.C. Lorena, J. Gama e A.C P.L.F. Carvalho. Inteligência Artificial - Uma Abordagem de Aprendizado de Máquina. LTC. 2011.
  2. T. Mitchell. Learning Machine. Ed. Mc-Graw Hill. 1997.
  3. I. Kononenko e M. Kukar. Machine Learning and Data Mining: Introduction to Principles and Algorithms. Horwood Publishing Limited. 2007.
  4. S. Theodoridis e K. Koutroumbas. Pattern Recognition. Academic Press. 2008.
  5. Artigos que retratem temas relevantes e recentes na área.