CCO - 744 - Processamento Digital de Imagens 3D e Vídeos

Total de horas de aulas de exercícios, seminários ou estudos dirigidos : 60

Tornar o aluno apto a visualizar e processar imagens tridimensionais, bem como sequências temporais de imagens (vídeos); habilitar o estudante a aplicar técnicas eficientes de processamento de imagens, essenciais para a análise de imagens 3D e vídeos.

• Revisão sobre técnicas básicas de processamento de imagens.
  • Ferramentas e técnicas de visualização de imagens 3D e vídeo.
  • Formatos de vídeos.
  • Desafios encontrados em imagens 3D não-isotrópicas.
  • Estabilização de vídeo.
  • Fluxo ótico e rastreamento de objetos.
  • Processamento espaço-temporal.
  • Técnicas de interpolação.
  • Cálculo de esqueleto em 3D.
  • Técnicas de detecção de estruturas tubulares.

1. D. A. Forsyth and J. Ponce, "Computer Vision: A Modern Approach", Prentice Hall, 2003. (disponível na BCo).
  2. R. C. Gonzalez and R. E. Woods, “Digital Image Processing” (3rd Edition), Prentice-Hall, 2008. (disponível na BCo).
  3. A. Bovik, “Handbook of image and video processing” (2. ed), Elsevier Academic Press, 2005.
  4. J. W. Woods, “Multidimensional signal, image, and video processing and coding”, Elsevier, 2006.
  5. A. M. Tekalp, “Digital video processing”, Prentice Hall Press, 2015.
  6. J. Toriwaki, H. Yoshida, “Fundamentals of Three-Dimensional Digital Image Processing”, Springer, 2009.
  7. A. C. Bovik, “The Essential Guide to Video Processing”, Academic Press, 2009.
  8. A. Kaebler and G. Bradski, “Learning OpenCV - Computer Vision in C++ with the OpenCV library” (1st. Edition), O’Reilly, 2017.